Brincar é vital para a
criança. A brincadeira tem uma função lúdica que estimula a imaginação da
criança. Por meio do brincar é que a criança vai significar e ressignificar o
real, tornar-se sujeito e partícipe.
A brincadeira é um espaço
de aprendizagem, de imaginação e reivindicação da realidade.
Desde muito cedo, as
crianças envolvem-se em diferentes brincadeiras. O brincar é uma das atividades
fundamentais para o desenvolvimento das crianças pequenas. Por meio das
brincadeiras, a criança pode desenvolver algumas capacidades importantes, tais
como: a atenção, a imitação, a memória e a imaginação. Ao brincar, as crianças
exploram e refletem sobre a realidade e a cultura na qual vivem,
incorporando-se e, ao mesmo tempo, questionando regras, papéis sociais e
recriando cultura. Nos jogos de faz de conta, por exemplo, a criança recria
situações que fazem parte de seu cotidiano, trazendo personagens e ações que
fazem parte de suas observações.
O modo como as crianças
vão se apropriar dos objetos que são colocados a sua disposição para brincar e
os enredos que vão criar a partir deles depende da cultura na qual a criança
está inserida. A criança aprende a brincar com os outros membros de sua
cultura.
Primeiramente com os mais
próximos e, à medida que cresce e se desenvolve, vai ampliando seu rol de
relações. Suas brincadeiras são repletas de hábitos, valores e conhecimentos do
grupo social ao qual pertence. Por isso dizemos que a brincadeira é histórica e
socialmente construída.
Ou seja, a criança
utilizará as experiências que vive em sua comunidade – os valores que circulam,
as tradições, os personagens do folclore típico da localidade.
A brincadeira não é uma atividade que a criança já nasce
sabendo. Brincar implica troca com o outro, trata-se de uma aprendizagem
social. Nesse sentido, a presença do professor é fundamental, pois será ele
quem vai mediar as relações, favorecer as trocas e parcerias, promover a
integração, planejar e organizar ambientes instigantes para que o brincar possa
se desenvolver.
O
professor precisa refletir sobre a importância e o papel das brincadeiras no
seu trabalho.
O professor deve fazer de todas as atividades de educar e cuidar um
brincar: no banho, nas trocas, na alimentação, na escovação dos dentes, na
contação de histórias, no cantar, no relacionar. Brincar dá à criança
oportunidade para imitar o conhecido e construir o novo.
Fonte:
Ministério da Educação, jan.2013
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